Porque Santo Antônio é conhecido como Santo casamenteiro

.

A popularidade de Santo Antônio no Brasil é muito grande.

Mas porque será que Santo Antônio é conhecido como o Santo casamenteiro?

Se ouvem muitas histórias por aí. Mas uma lenda conta que em um certo dia  Santo Antônio ajudou uma pobre moça a conseguir se casar. Naquela época a noiva precisava apresentar um dote  para que o casamento se concretizasse, mas a moça era muito pobre a não tinha nada para ser contado como seu dote. O santo disse a moça que tivesse fé que ela conseguiria encontrar o que tanto precisava . Logo em seguida começaram a surgir moedas de ouro que  a moça foi juntando e conseguiu finalmente realizar seu grande sonho. Devido a esse milagre  começou-se em Portugal a Tradição de se realizarem casamentos coletivos sempre no dia 13 de Junho, dia do Santo.

Por que Santo Antônio tem fama de casamenteiro?

Santo Antônio é um dos santos mais populares do Brasil. Conta-se a lenda que certo dia ele ajudou uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote, a fim de que pudesse se casar. Então, Santo Antônio disse-lhe que tivesse fé e logo surgiram, milagrosamente, moedas de ouro e a moça realizou o seu sonho. Em Portugal, surgiu a tradição de fazer casamentos coletivos no dia 13 de Junho, devido ao milagre que ele realizou
Este santo também é invocado para achar objetos perdidos.

Inúmeras outras lendas são contadas para justificar a fama do Santo como o Santo casamenteiro. algumas bem parecidas com essa contada acima , com algumas variantes. Mas desde que se tornou Santo que ele é sempre invocado por moças que desejam encontrar um casamento.

Inclusive muitas delas fazem até Simpatias , sinais das crenças populares, para conseguirem encontrar um bom partido.

 

Algumas simpatias para Santo Antônio você pode encontrar aqui.

0 comentários:

Postar um comentário